Você já precisou transferir valores da sua conta bancária para a conta de uma outra pessoa ou empresa? Se essa conta for em um banco diferente do seu, existem duas formas eletrônicas de se fazer: DOC e TED.

Normalmente é uma dessas transações que é realizada quando se contrata um empréstimo junto a uma financeira e parceira da Vality.

As duas formas têm pequenas diferenças, que vamos explicar abaixo.
diferença entre DOC e TED

O que é DOC?

O DOC (Documento de Ordem de Crédito) é disponibilizado pelos bancos brasileiros para a transferência de valores para contas de outros bancos, com compensação (crédito na conta do destinatário) de um dia útil. O valor máximo é de R$ 4.999,99 e a ordem pode ser criada durante a semana, até às 22h00.

Após as 22h, nos finais de semana ou nos feriados, você pode usar seu internet banking para agendar a ordem do DOC. Por exemplo, se você agendar o DOC para segunda-feira, o dinheiro só será compensado na terça-feira (após 1 dia útil).

O que é TED?

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) foi criada em 23 de abril de 2002, tornando mais ágil o processo de transferência de valores entre contas de bancos diferentes. A compensação ocorre no mesmo dia útil e pode ser realizada até às 17h00 durante a semana. Não há limite mínimo ou máximo de valores.

Quando foi criada, a TED possuía valores mínimos para realização, mas isso foi mudando ao longo do tempo. Em 2006 esse limite mínimo foi retirado.

Após as 17h de um dia útil, nos finais de semana ou nos feriados, você não consegue realizar uma TED. É preciso acessar seu internet banking e realizar um agendamento de TED para o próximo dia útil. Por exemplo, se você agendar uma TED para segunda-feira, o dinheiro automaticamente será compensado na segunda-feira.

Qual a diferença entre DOC e TED?

Resumindo, as principais diferenças entre o DOC e TED estão relacionadas a:

Diferença DOC TED
Horário Limite até às 22h até às 17h
Valor máximo da transação até R$ 4.999,99 sem limite
Tempo de compensação um dia útil no mesmo dia útil

Como fazer um DOC ou TED?

A transferência por DOC ou TED podem ser feitos através dos aplicativos móveis, sites, caixas eletrônicos ou diretamente no caixa do seu banco. É preciso ter os seguintes dados:

  • CPF ou CNPJ do destinatário
  • Número ou nome do banco
  • Número da agência
  • Número da conta
  • Nome da pessoa ou razão social da empresa (para conferência)

Todos os dados devem ser conferidos antes, para que a operação seja realizada corretamente.

O DOC e TED podem ser realizados entre contas de titulares diferentes (tipo C) ou do mesmo titular (tipo D).

Antes de realizar a transferência, é bom verificar junto ao seu banco qual a tarifa cobrada.

Aprenda mais: O que é CET